O texto, escrito em 1962, conta a história de um adolescente que vive em Londres.
O autor cria uma sociedade futurista na qual a violência, sem causa perceptível, atinge proporções gigantescas e passa a ser retratada na prática de roubos, estupros, espancamentos e assassinatos.
Incapacidade e selvageria
O governo, por incapacidade interpretativa, se aparelha para combatê-la de forma totalitária, estimulando, ainda mais, a selvageria.
Anthony Burgess utiliza uma linguagem curiosa, carregada de gírias nadsat, com palavras rimadas, exigindo do leitor o seu aprendizado e o remete ao centro do contexto para vivenciar a história como observador da gangue comandada pelo idiota Alex, que tem a companhia dos não menos retardados Pete, Georgie e Tosko.
Escolha das vítimas
As vítimas da gangue, na maioria, são pessoas idosas e intelectuais.
As escolhas das vítimas, com essas características, criam ambiente que buscam consagrar frustrações relacionadas à intelectualidade socialista e a ausência de práticas familiares voltadas para a preparação e bem-estar dos jovens.
A solução encontrada pelo governo para combater as ações de Alex não se apresentou menos hostil.
“O diretor olhou para mim com uma cara muito cansada e disse:- Acho que você não sabe quem era aquele hoje de manhã, sabe 6655321? – E, sem esperar que eu dissesse não, ele disse: – Ninguém menos que o Ministro do Interior, o novo Ministro do Interior que eles chamam de reformador. Bem, essas novas ideias ridículas finalmente chegaram e ordens são ordens, embora cá entre nós eu lhe diga que não aprovo.”
Insatisfação social
O texto se firma atualíssimo, haja vista as demonstrações de insatisfação social dos jovens e adolescentes e a resposta do poder para a solução dos conflitos.
A diferença entre o texto e a atualidade ocorre na diversidade da escolha das ações para possíveis soluções, contudo, o capitalismo se vale da força para amordaçar o discurso proveniente da segregação social e racial, encobertada e distorcida pela imprensa, em vez da prática democrática saudável e construtiva.
O autor, Anthony Burgess, joga, sem piedade, o leitor para conviver com o abestalhado Alex no intento de fazê-lo entender a deformidade de caráter provocada por mentes vazias e desocupadas, cuja sociedade intelectualizada demonstra incapacidade para definir políticas não excludentes.
O texto, aparentemente descomprometido, traduz uma polêmica social que mesmo os países com economias sólidas e estruturadas não conseguem elaborar e implantar políticas voltadas para a inclusão social.
Alex diz: “- Eu, eu, eu. Eu? Onde é que eu entro nisso tudo? Será que eu sou apenas uma espécie de animal ou cão? – E isso fez com que eles começassem a govoretar (falar) ainda mais alto e lançar slovos (palavras) para mim. Então eu krikei (gritei) mais alto, ainda krikando (gritando): – Será que eu serei apenas uma laranja mecânica?
A leitura é recomendadíssima!
Anthony Burgess
Nasceu em Manchester em 1917, formou-se em Inglês pela Universidade de Manchester, serviu no Exército e, entre 1954 e 1966, trabalhou como professor junto ao Serviço Colonial britânico na Malásia. Foi neste período que começou sua carreira literária.
Ao retornar a Inglaterra, recebeu a notícia de que tinha um tumor no cérebro: os dois médicos lhe deram até um ano de vida.
Mudou-se para a cidade costeira de Hove, no sul da Inglaterra, com a intenção de escrever vários livros para que os direitos autorais pudessem ajudar no sustento de sua esposa após a sua morte. Mas, o diagnóstico estava errado, e Burgess viveu até 76 anos.
Referência bibliográfica
Burgess, Anthony – 1955
Laranja Mecânica / Anthony Burgess; tradução Fábio Fernandes.
-São Paulo: Aleph, 2004.
Título original: A clockwork orange.
199p.
ISBN 978-85-7657-003-5
1. Ficção inglesa – I. Título.
(R)
Eu li esse livro num passado bem passado, mas lembro que gostei muito. Vou reler. Abraços e fique bem.